#Projetofitness: Alimentação + Chá e seus benefícios e diferenças

ooi meninas!

Hoje vim falar sobre como está sendo minha alimentação do dia-a-dia. Agora pude ver como não me alimentava adequadamente. Sempre levava bolacha ou bolinhos recheados para escola, bebia muito refrigerante nas refeições e ficava brava se meus pais falassem para eu maneirar haha' e como eu não comia nos horários "certos" (de 3 em 3 horas). Nossa, tenho até vergonha de contar aqui! Além de não fazer nenhum exercício físico!

Mas isso graças a Deus mudou e percebi o quanto estava fazendo tudo errado!




Minha alimentação:


Café da Manhã - 1 caneca de leite com chocolate e 2 fatias de pão integral

Lanche da Manhã (escola) - Fruta
Almoço: Salada e comida reduzida*
Lanche da Tarde: Fruta
Jantar: Salada e comida reduzida*

* Essa 'comida reduzida' que escrevi é que como optei dela Dia dos Pontos (posso comer o que quiser, mas em quantidade menor) eu continuo comendo a comida que minha mãe prepara, mas acrescentei desde semana passada salada na minha alimentação, que antes eu não gostava de jeito nenhum! haha'


Optei por alimentos integrais, quem em segue no Instagram (@perfeitagarotablog), viu a foto que postei de 4 alimentos integrais que comprei.

Beber muita água também ajuda a emagrecer, além de manter o organismo limpo! 

E qual é a quantidade ideal de água que cada um deve beber por dia? 
É muito fácil, a cada 1kg que a pessoa tem, deve-se tomar 35ml de água por dia.
Calculadora: seu peso x 35 = total de água que você deve beber no dia (em ml)

Chá Verde:


Eu nunca gostei de nenhum tipo de chá, achava o gosto muito ruim, mas semana retrasada achei um pote de Chá Verde Instantâneo no armário e resolvi ver como que era e que gosto tinha.

Uma outra coisa que fazia eu não gostar de chá, é que ele sempre era servido quente, mas o Chá Instantâneo é para ser servido gelado ou morno, o que me fez querer experimentar haha' e agora tomo 400ml de chá por dia!

Qual o beneficio que o chá proporciona?



No caso, o chá-verde é originário das folhas Camellia sinensis. Essa planta tem origem chinesa e foi descoberta pelos monges budistas japoneses. O chá é uma bebida milenar que atrai cada vez mais consumidores por suas propriedades, aroma e sabor.
A ciência comprova suas propriedades terapêuticas e cosméticas. Rico em flavonoides, substâncias antioxidantes que favorecem a neutralização dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular, faz bem para a pele, sendo mais eficaz que os carotenos e as vitaminas C e E, que atuam contra as rugas precoces. Pode diminuir as taxas de colesterol, ativar o sistema imunológico e prevenir contra o câncer. 

Dentre seus vários benefícios para a saúde, as propriedades do chá-verde também estão ligadas ao emagrecimento. Segundo estudo, o extrato do chá-verde aumenta o gasto energético, a oxidação de gordura e é desintoxicante, por possuir efeitos diuréticos.


Fonte: Patrícia Lopes - Equipe Brasil Escola

Qual é seu chá preferido? Crédito: Getty Images.

Existe várias cores de chás, veja a diferença de cada uma:

• Chá verde: Ele é preparado com as folhas adultas da mesma planta do chá branco. Também contém catequinas e tem efeito termogênico, o que ajuda afinar a silhueta. E mais: é hipoglicemiante, ou seja, ajuda na redução da glicemia no sangue.

• Chá branco: Ele é feito das folhas jovens da planta Camelia sinensis. É rico em catequinas – compostos ativos com efeitos antioxidante e anti-inflamatório. Também contém pequenas quantidades de manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. Ajuda a emagrecer? “Sim, esse chá tem efeito termogênico. Ele aumenta o gasto de energia do corpo, acelerando o metabolismo”, afirma a especialista.

• Chá vermelho: Conhecido como chá de hibiscus, ele é feito a partir das flores da planta Rosélis. É repleto de antocianinas, compostos ativos com atividade antioxidante. É digestivo, laxante suave e calmante. Quer mais? “Essa infusão pode contribuir para a perda de peso. É que ela tem efeito diurético, diminuindo a retenção de líquido”, explica a nutricionista.

• Chá amarelo: Ele é preparado a partir das flores da planta Matricaria chamomilla (a famosa camomila). Tem propriedades anti-inflamatória e digestiva. Não emagrece, mas seu gostinho suave ajuda a acalmar. Que tal experimentar?
• Chá preto: A mais recente descoberta é de que, quando se toma uma xícara de chá preto após a refeição, o chá ajuda a combater as gorduras consumidas em excesso, poupando o coração. O chá preto possui cafeína, uma substância vasodilatadora que deixa o indivíduo mais ativo. Este chá possui também uma grande quantidade de nutrientes, como as vitaminas E e K, que são muito importantes para a saúde da pele e para o sangue, o manganês, que favorece o crescimento e é benéfico para a função hormonal e o fluor, que protege os dentes das cáries. Em pequenas quantidades, os taninos presentes no chá preto atuam como bactericidas e podem combater infecções estomacais. Estas propriedades são também absorvidas quando o chá é utilizado em forma de compressa sobre os olhos com secreção e sobre a pele com coceira.

A nutricionista explica que, para se ter todos esses benefícios, é importante preparar os chás a partir da infusão das folhas e flores das plantas (não o de saquinho ou a versão solúvel). “O ideal é consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia”, aconselha Beatriz. E nada de adoçar com açúcar ou adoçante, que pode interferir na ação das infusões.

Fonte:
Beatriz Botéquio - M de Mulher



Posts anteriores: #Projetofitness 1 | #Projetofitness 2

Bom meninas, desde que comecei a tomar chá, senti bem melhor. Sinto que meu corpo fica mais limpo.
Estão gostando do #Projetofitness? Convido você entrar nessa comigo!
Beeijos ;*


Não deixe de seguir o blog nas redes sociais: 

6 comentários

  1. Eu ando muito relaxada com a minha alimentação também e não estou gostando disso. ): O corpo sente quando a gente se alimenta mal da mesma forma qe ele responde à boa alimentação. ♥
    E chás realmente é a minha salvação!! Sabe, eu não tenho o costume de beber muita água, e tem horas qe até esqueço e isso não é bom. ;-; Mas agora estou incluindo mais chá na minha vida, ainda mais agora que vou voltar com a academia. :P
    Muito bom o seu post. *-*
    Estou te seguindo pelo GFC, pela sua fanpage e pelo instagram também. <3

    Beijinhos.
    www.november92.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que está me ajudando a emagrecer é a minha mudança de alimentação, mas o chá faz um papel essencial! haha'
      Também vou começar a academia!
      Obrigada e agradeço por seguir!
      Beeijos ;*

      Excluir
  2. Eu estava seguindo tudo direitinho mas de uns meses pra cá venho pisando com força na jaca!
    ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre falava que ia fazer certinho uma boa alimentação, mas dessa vez, coloquei na minha cabeça que ia fazer certo e por enquanto to indo muito bem!
      Beeijos ;*

      Excluir
  3. quero experimentar o cha branco
    Portal de Beleza
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomo o verde e o branco! São muito bons!
      Beeijos ;*

      Excluir