Dica do Dia: 7 dicas para Enem + simulado online

ooi meninas!

Enem chegando e com isso separei algumas dicas que encontrei em um livro que gostei bastante: "GUIA DO ESTUDANTE ENEM: Os segredos para detonar na prova!"

O livro tem várias dicas para quem irá fazer o exame. Vale muito a pena comprar! (Saiba mais dele clicando aqui).
Fiquei sabendo dele semana passada, por isso não falei antes. Mas é uma boa dica para o ano que vem! haha




Vamos as dicas:

1. Leitura
É muito importante treinar a leitura para fazer qualquer prova, pois o Enem quer avaliar bem a capacidade dos participantes. Muitas vezes, a resposta está na pergunta.
Para ir bem no exame, é preciso praticar bem a leitura, lendo jornais, revistas... e tentar aprender palavras desconhecidas, uma dica é ver o exame de outros anos. Prepare bem o vocabulário e domínio da normal culta. 

2. Tabelas e gráficos
 Outo ponto para ir bem no Enem é saber ler tabelas e gráficos. Uma dica é ler cadernos de economias de jornais por exemplo, mas não basta apenas olha-las, mas sim saber interpretar. É preciso apreender a mensagem visual que as imagens trazem.

3. Conceitos
O Enem também quer ver se você tem o domínio e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento: geopolítica, saúde, cultura, história... Não adianta saber o significado dos fatos históricos por exemplo, mas entender o que se pede.

4. Tempo 
180 questões. 1 redação. 2 dias de prova. 10 horas. Você terá mais ou menos 3 minutos para ler, pensar e responder as questões do exame. É um esforço enorme, por isso que recomendo fazer o exame desde o 1º ano do Ensino Médio, assim você vai treinando até o 3º ano.


5. Treino
Na hora de estudar, veja a resolução das ultimas edições do exame! Entender as questões propostas dos anos anteriores é bem útil. Você estará estudando algo que já caiu, mas que poderá cair na próxima prova. 
Faça simulações em sua casa com as provas anteriores, pegue um relógio com conômetro e vá a um lugar bem silencioso como um dia de prova.
Se perceber que é necessário ler mais rápido, fazer cálculos mais ligeiros, treine com exercícios. Não desanime se errar, pois com os erros é que você descobre os pontos fracos e pode corrigi-los.

6. Tranquilidade
 Se você já está estudando faz tempo para o exame, nos dias anteriores não fique muito afobado, maneire um pouco. Quem estiver descansando na manhã do sábado da prova terá uma vantagem, pois no dias do Enem você será consumido fisicamente.
No dia do exame, o maior adversário não é a prova, mas você mesmo. Não deixe que a ansiedade, insegurança, medo supere você! Encare cada questão com tranquilidade.

7. Parada
No inicio do exame, sua concentração é boa. Com o tempo, diminui. Os olhos ficam caçados  a cabeça começa a prestar a tenção em outras coisas. Para recuperar a concentração, dê uma parada a cada 60 minutos, para ir ao banheiro ou fazer um lanche. Pode também se alongar. A cada retorno da pausa você voltará mais concentrado.

Simulados online para treinarem:

Simulado Guia do Estudante | Simulado Brasil Escola | Simulado iG | Simulado Prof. Candy

Uma musiquinha resumindo as "regras" do Enem:



Publiquei esse post bem perto do Enem, mas as dicas valem ainda haha'
Espero que tenham gostado e ajude vocês!
Beeijos e boa prova para mim e você ;*

2 comentários

  1. Adorei as dicas, vou fazer o enem. Também já dei dicas lá no blog, em ver.
    Boa sorte se for fazer!
    Blog | Facebook | Twitter
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Vou ver sim!
      Obrigada, pra você também!
      Beeijos ;*

      Excluir